terça-feira, 20 de outubro de 2009

RAIZ DE OURO PARA O DESEMPENHO MENTAL

RAIZ DE OURO PARA O DESEMPENHO MENTAL


RODIOLA

É uma planta adaptogénica (ajuda a aumentar a resistência do organismo a vários tipos de situações adversas).

A rodiola (também conhecida em inglês como arctic root) é nativa da Rússia e da Ásia, onde é usada há mais de três mil anos, devido ao fato de, tradicionalmente, se acreditar que conferia longevidade. Em 1931, o Dr. L. Utkin, um botânico e nutricionista russo, realizou inúmeras pesquisas sobre esta planta, tendo chegado à conclusão que ajudava a aumentar a potência sexual. Nas décadas seguintes, descobriu-se que a rodiola auxiliava a aumentar as resistências naturais do organismo face ao stresse.

Suas propriedades adaptogénicas, ajudam a aumentar a tolerância aos vários tipos de stresse a que estamos sujeitos diariamente (mental, físico, ambiental). A rodiola mostrou contribuir para regular a resposta hormonal do organismo ao stresse, não só pela atuação nas glândulas supra-renais, mas também no hipotálamo. Além disto, tem um efeito protetor dos neurotransmissores (serotonina e dopamina), aumentando a sua atividade, por inibição da sua destruição enzimática e prevenindo a sua diminuição, causada pela excessiva liberação dos hormônios do stresse.

No que se diz respeito aos níveis de serotonina, vários estudos demonstram que, através da rodiola, estes podem ser aumentados em cerca de 30%. Esta planta aumenta ainda o transporte dos precursores da serotonina (triptófano e 5-hidroxitriptófano) no cérebro.

Devido a estas características, este suplemento fitoterápico revela-se útil no combate de qualquer tipo de stresse, fadiga crônica e estados de depressão e ansiedade. Esta planta pode ter efeitos positivos na esquizofrenia e Parkinson. A ingestão de suplementos à base de rodiola pode também melhorar a memória, a concentração e ajudar a combater as enxaquecas, pois ao melhorar a circulação cerebral, facilita o aporte de oxigênio ao cérebro.

Desde há muito que a rodiola é utilizada como tónico sexual masculino e, de acordo com estudos, verificou-se que esta planta possui em alguns casos um efeito terapêutico benéfico em determinadas disfunções sexuais, como ejaculação precoce ou falta de ereção. Os vários estudos realizados sugerem ainda que a rodiola atua beneficamente sobre o sistema imunológico, sendo por isso recomendada em estados de convalescença.

A sua ação aumenta ainda a oxigenação no sangue, ajudando a reduzir a viscosidade sanguínea e a agregação plaquetária, contribuindo para uma melhor circulação cardiovascular. Devido a esta característica, a planta pode ser interessante na prevenção de tromboses, infartes e acidentes vasculares cerebrais. Possui também qualidades antioxidantes, ajudando, por isso, a combater os efeitos nefastos dos radicais livres.

A rodiola deve os seus efeitos benéficos aos seus princípios ativos: salidrosídeo, rosavina e os polifenóis. No que se refere à dose recomendada, são sugeridos cerca de 250 a 750 mg diários de extrato de raiz de rodiola que contenha no mínimo 1% de salidrosídeo, em cápsulas.

Não são conhecidos efeitos adversos.


Referências:
- Artigos científicos
- Rhodiola rosea in stress inducted fatigue – A doublé blind cross – over study of standardized extract SHR-5 with a repetead low – dose regimen on the mental performance of healhty physicians during night duty. Phytomedicine.
- A randomized trial of two different doses of a SHR-5 Rhodiola rosea extract versus placebo and control of capacity for mental work. Phytomedicine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário